Educação para a Saúde

PROJECTO DE FORMAÇÃO DAS GUARDAS PRISIONAIS

 
Introdução
Destinatários da formação
Objectivos da formação a atingir
Métodos pedagógicos utilizados
Cronograma
Conteúdos ministrados e carga horária
Sistemas de avaliação adoptados
Conclusão
 

Introdução

Porquê a formação das guardas prisionais?
 

Destinatários da formação

1ª etapa = Guardas prisionais
2ª etapa = Corpo dirigente
3ª etapa = Outros funcionários prisionais
 

Objectivos da formação a atingir

Preparação das guardas para a detecção precoce dos “sinais de alerta”
Que são sinais de alerta?
Quais os sinais de alerta?
                  

Métodos pedagógicos utilizados

Aulas teóricas
15 Formandos por sessão e por formador
Estrutura em U
Aulas teórico-práticas
Apresentação de casos
Apresentação de slides, vídeos, filmes e outros
Aulas práticas
Serão abordados casos existentes na prisão
 
Experiências inovadoras
1 - Os Formandos serão convidados a trabalhar em grupo e depois elaborar um relatório individual em que o formando se encara a si próprio e se descreve como um prisioneiro (N.º de páginas entre 40-60)
2- Em colaboração com a linha hierárquica, será seleccionado um pequeno grupo de formandos que compartilharão da vida das reclusas por um período de tempo – posteriormente será elaborado relatório e descrito em sessão teórico-prática
 
Manutenção das aquisições
Uma aula mensal (2h) durante o ano seguinte ao curso para dúvidas e avaliações dos progressos conseguidos.
 

Cronograma

Integrado numa estratégia mais global de educação para a saúde em prisões de mulheres. Carga horária total = 90h.
 

Conteúdos ministrados e cargas horárias

Introdução á criminologia (1h)
O direito penal português (1h)
Convenções internacionais (1h)
As regras da Amnistia Internacional
Definição e explicação do conceito de saúde (1h)
Medidas de higiene e sanidade ambiental (1h)
Noções básicas de fisiologia e fisiopatologia geral (1h)
Microbiologia básica e doenças infecto-contagiosas (Total = 2h)
Noções de virulência e contagiosidade (1h)
Meios de contágio (1h)
Introdução a semiologia geral (1h)
Semiologia das perturbações físicas (Total = 4h)
Semiologia geral (0,5h)
Semiologia gastrointestinal (0,5h)
Semiologia cardiopulmonar (0,5h)
Semiologia alergológica e dermatológica (0,5h)
Semiologia hematológica (0,5h)
Semiologia ginecológica (1h)
Outros (0,5h)
Introdução a psicologia e psicopatologia geral (1h)
Noções de psiquiatria forense (2h)
Introdução às toxicodependências (2h)
As psicopatias perversas (1h)
Violações de menores, crimes horrendos e outros
Semiologia das perturbações mentais (Total = 2h)
Semiologia da depressão (0,5h)
Semiologia das psicoses agudas (0,5h)
Semiologia psicossomática (1h)
Introdução a sociologia (Total = 2h)
Classificação dos grupos (1h)
Dinâmica de grupos e liderança (1h)
Sociopatia e vitimologia (Total = 8h)
Semiologia da doença social
A violência (2h)
O problema dos comportamentos desviantes (2h)
A propagação das toxicodependências (2h)
As características das vítimas (2h)
 

Sistemas de avaliação adoptados

Avaliação continua
Testes de avaliação
Trabalhos escritos e relatórios
 

Conclusão

Possíveis alterações ao projecto
Discussão