RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS
(Problem
solving)
Introdução
Definição de problema
Problema = Dever ser – Ser
Problema = Ideal – Real
Problema = Futuro – Presente
Aspectos históricos
Pensamento
criativo nos negócios (década de 60)
Aplicações
á clinica (década de 70)
Indicações tradicionais
Acontecimentos
de vida complexos como divórcios e falecimentos na família,...
Adaptação
de um indivíduo a um novo ambiente
Reinserção
social de toxicodependentes recuperados
Aplicação
à vida institucional
Problemas
existenciais em adolescentes
Outros
Ganhos com as técnicas de resolução de problemas
Gerar
opções mais criativas e maior número de alternativas
Avaliar
e produzir deliberadamente novas ideias
Ter
uma nova atitude acerca da capacidade própria de ser criativo e inovador
Descobrir
oportunidades frequentemente escondidas pelos problemas
Mais
eficaz e eficiente geração e avaliação de ideias em grupo
Compreender,
identificar e resolver os problemas pessoais
Fortalecer
as soluções e planear a sua implementação
Trabalhar em grupo, gerar
ideias e planear a implementação de soluções
Pensar
mais criativa e entusiasticamente
Desenvolver um interesse
interactivo no futuro
Melhorar as habilidades de
comunicação oral e escrita
Trabalhar cooperativamente
em equipas
Aprender sobre assuntos
complexos da sociedade
Desenvolver habilidades de
pesquisa
Pensar crítica e
analiticamente
Obstáculos à técnica de resolução de problemas
Generalizar
o problema durante o qual certas suposições são feitas
Pensar
que o problema não tem solução
Acreditar
que o problema se resolve por ele próprio
Pensar
que apenas depende da sorte
Ficar
desanimado com a gravidade do problema
Pensar
que não tem tempo para resolver o problema
Acreditar
que se resolve todos os problemas sem pedir ajuda
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
(Problem solving - Aplicação à
Esquizofrenia)
Resolução de problemas e esquizofrenia
Uma pesquisa no Medline sobre
“Problem solving and schizophrenia” identificou 263 estudos científicos
publicados. Segundo estes estudos os seguintes aspectos podem ser alterados
pela técnica de resolução de problemas:
Baixo nível de competências
e inferências sociais
Problemas
de relações sociais e interpessoais
Aspectos
cognitivos e comportamentais nas actividades diárias em geral
Baixa
qualidade de vida
Pouca
flexibilidade do pensamento
Deficiente
memorização e memória verbal
Deficientes
competências de comunicação e habilidade verbal
Dificuldade
no planeamento de acções intencionais e sequenciadas
Baixa
auto-estima
Dificuldade
em manter a atenção e processar informação
Baixa
capacidade de diferenciar as melhores das piores soluções
Dificuldade
em implementar soluções
Baixa
auto-eficácia
Deficiente
autopercepção de necessidades
Reduzida
compreensão da linguagem
Dificuldade
em gerar e avaliar ideias e respostas alternativas
Dificuldade
em receber, processar e emitir comportamentos sociais adequados
Dificuldade
em identificar problemas sociais
O meio ambiente do doente esquizofrénico e a resolução de problemas
Ambiente
terapêutico: médico de família, enfermagem, case managment,...
Ambiente
familiar
Ambiente
de trabalho e/ou escolar
Amigos
e outros
SEQUÊNCIA TÉCNICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Orientação
geral
Reconhecimento
de problemas através de:
Uso
dos sentimentos e emoções
Uso
de comportamentos ineficazes
Atitude
de confrontação de soluções através de:
Relativização
do problema como transitório e controlável
O
problema como um desafio e oportunidade de crescimento
Expectativas
de auto-eficácia relativamente ao problema
Comprometimento
de tempo e esforço face ao problema
Definição
do problema
Recolha
de informação concreta e relevante
Identificação e correcção de
distorções cognitivas como inferência arbitrária, abstracção electiva,
sobregeneralização, maximização, minimização etc.
Compreensão do problema em
termos de condições, mudanças desejadas e obstáculos á mudança.
Estabelecimento
de objectivos concretos, relevantes e realistas
Aplicação
e reavaliação do problema para reajustamento
Criação
de alternativas
Estimulação
da criatividade pelo pensamento criativo e brainstorming.
Criação
de soluções alternativas relevantes através de:
Definição
da estratégia geral
Cursos
de acção específicos
Tomada
de decisão
Antecipar
e avaliar os resultados potenciais em termos de:
Resolução do problema
Resolução do problema
Bem-estar
emocional
Tempo e esforço
Tempo e esforço
Bem-estar
geral, pessoal e social
Elaboração
de um plano de solução de tipo:
Simples
ou com um só curso de acção
Combinado
ou com várias soluções alternativas
Contingencial
se as soluções são implementadas contingencialmente
Implementação
e verificação
Ensaiar
as competências e implementação da solução em situação real
Automonitorização dos resultados em termos de frequência, duração, latência, intensidade e componentes cognitiva e emocional
Automonitorização dos resultados em termos de frequência, duração, latência, intensidade e componentes cognitiva e emocional
Auto-avaliação
em termos de:
Resolução do problema
Bem-estar
emocional
Tempo
e esforço
Bem-estar
geral, pessoal e social
Manutenção
e generalização
Prevenção
da recaída
Escolha
do comportamento apropriado a reter
Estratégias
de prevenção da recaída
Antecipação
e monitorização de dificuldades
Aumentar
os sentimentos e pensamentos racionais
Auto-reforço
do bom desempenho
Predição
das circunstâncias da primeira recaída