Cuidados a doentes psicóticos

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
(Problem solving)
 

Introdução

 

Definição de problema

Problema = Dever ser – Ser
Problema = Ideal – Real
Problema = Futuro – Presente
 
Aspectos históricos
Pensamento criativo nos negócios (década de 60)
Aplicações á clinica (década de 70)
 
Indicações tradicionais
Acontecimentos de vida complexos como divórcios e falecimentos na família,...
Adaptação de um indivíduo a um novo ambiente
Reinserção social de toxicodependentes recuperados
Aplicação à vida institucional
Problemas existenciais em adolescentes
Outros
 
 
Ganhos com as técnicas de resolução de problemas
Gerar opções mais criativas e maior número de alternativas
Avaliar e produzir deliberadamente novas ideias
Ter uma nova atitude acerca da capacidade própria de ser criativo e inovador
Descobrir oportunidades frequentemente escondidas pelos problemas
Mais eficaz e eficiente geração e avaliação de ideias em grupo
Compreender, identificar e resolver os problemas pessoais
Fortalecer as soluções e planear a sua implementação
Trabalhar em grupo, gerar ideias e planear a implementação de soluções
Pensar mais criativa e entusiasticamente  
Desenvolver um interesse interactivo no futuro  
Melhorar as habilidades de comunicação oral e escrita
Trabalhar cooperativamente em equipas
Aprender sobre assuntos complexos da sociedade
Desenvolver habilidades de pesquisa
Pensar crítica e analiticamente
 
 
Obstáculos à técnica de resolução de problemas
Generalizar o problema durante o qual certas suposições são feitas
Pensar que o problema não tem solução
Acreditar que o problema se resolve por ele próprio
Pensar que apenas depende da sorte
Ficar desanimado com a gravidade do problema
Pensar que não tem tempo para resolver o problema
Acreditar que se resolve todos os problemas sem pedir ajuda
 
 
 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
(Problem solving - Aplicação à Esquizofrenia)
  

Resolução de problemas e esquizofrenia

Uma pesquisa no Medline sobre “Problem solving and schizophrenia” identificou 263 estudos científicos publicados. Segundo estes estudos os seguintes aspectos podem ser alterados pela técnica de resolução de problemas:
Baixo nível de competências e inferências sociais
Problemas de relações sociais e interpessoais
Aspectos cognitivos e comportamentais nas actividades diárias em geral
Baixa qualidade de vida
Pouca flexibilidade do pensamento
Deficiente memorização e memória verbal
Deficientes competências de comunicação e habilidade verbal
Dificuldade no planeamento de acções intencionais e sequenciadas
Baixa auto-estima
Dificuldade em manter a atenção e processar informação
Baixa capacidade de diferenciar as melhores das piores soluções
Dificuldade em implementar soluções
Baixa auto-eficácia
Deficiente autopercepção de necessidades
Reduzida compreensão da linguagem
Dificuldade em gerar e avaliar ideias e respostas alternativas
Dificuldade em receber, processar e emitir comportamentos sociais adequados
Dificuldade em identificar problemas sociais
 
 
O meio ambiente do doente esquizofrénico e a resolução de problemas
 Ambiente terapêutico: médico de família, enfermagem, case managment,...           
Ambiente familiar           
Ambiente de trabalho e/ou escolar           
Amigos e outros

SEQUÊNCIA TÉCNICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  

Orientação geral

Reconhecimento de problemas através de:
Uso dos sentimentos e emoções
Uso de comportamentos ineficazes
Atitude de confrontação de soluções através de:
Relativização do problema como transitório e controlável
O problema como um desafio e oportunidade de crescimento
Expectativas de auto-eficácia relativamente ao problema
Comprometimento de tempo e esforço face ao problema
 

Definição do problema

 Recolha de informação concreta e relevante
Identificação e correcção de distorções cognitivas como inferência arbitrária, abstracção electiva, sobregeneralização, maximização, minimização etc.
Compreensão do problema em termos de condições, mudanças desejadas e obstáculos á mudança.           
Estabelecimento de objectivos concretos, relevantes e realistas           
Aplicação e reavaliação do problema para reajustamento
  

Criação de alternativas

Estimulação da criatividade pelo pensamento criativo e brainstorming.           
Criação de soluções alternativas relevantes através de:                       
Definição da estratégia geral                       
Cursos de acção específicos
  

Tomada de decisão

Antecipar e avaliar os resultados potenciais em termos de:                       
Resolução do problema                       
Bem-estar emocional                       
Tempo e esforço                       
Bem-estar geral, pessoal e social           
Elaboração de um plano de solução de tipo:                       
Simples ou com um só curso de acção                       
Combinado ou com várias soluções alternativas                       
Contingencial se as soluções são implementadas contingencialmente
 

 Implementação e verificação

Ensaiar as competências e implementação da solução em situação real
Automonitorização dos resultados em termos de frequência, duração, latência, intensidade e componentes cognitiva e emocional
Auto-avaliação em termos de:
Resolução do problema
Bem-estar emocional
Tempo e esforço
Bem-estar geral, pessoal e social
 
 

Manutenção e generalização

Prevenção da recaída
Escolha do comportamento apropriado a reter
Estratégias de prevenção da recaída
Antecipação e monitorização de dificuldades
Aumentar os sentimentos e pensamentos racionais
Auto-reforço do bom desempenho
Predição das circunstâncias da primeira recaída